quinta-feira, agosto 26, 2010

Será esta a solução para a fome no mundo?


A solução para a fome pode estar, segundo o entomologista Marcel Dicke, naqueles animais que normalmente olhamos com repulsa. Os insectos representam 80% dos animais do planeta, distribuídos por seis milhões de espécies. “Não estamos no planeta do Homem, mas no planeta dos insectos”.

De acordo com os números da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a fome atinge mil milhões de pessoas em todo um mundo, dois terços das quais nas regiões da Ásia e Pacífico. Nos próximos 40 anos, o aumento na produção alimentar terá de aumentar em 70% para preencher as necessidades duma população muito maior que a actual.

Isto até já me tinha ocorrido,numa era em que se fala cada vez mais de vacas loucas e febre dos porcos (deixaremos de comer carne) ,da forma que continuamos a poluir os nossos oceanos (deixaremos de comer peixe) e a destruir a terra fertil que nos dá os frutos e vegetais o que nos restará no futuro?
Serão mesmo os insectos a salvação?
No oriente,principalmente na China são já vistos como uma iguaria vendida em restaurantes e vendedores de rua.Quatro em cada cinco pessoas já comeram insectos intencionalmente. Os restantes já comeram insectos sem saber, e há mesmo uma percentagem de insectos permitidos em vários alimentos.

Os insectos são também uma cultura rentável. A mesma quantidade de alimento base pode produzir nove vezes mais carne – se é possível chamar-lhe assim – de gafanhoto que de vaca, o que é muito importante quando há cada vez mais bocas a alimentar.

A aversão que as pessoas mostram quando se fala em comer insectos “é uma questão de mentalidade” dizem os entendidos na matéria.
Pelo sim pelo não deixo uma receita muito simples,barata e nutritiva.

Gafanhotos Salteados

1 colher de sopa de óleo vegetal
2 cebolas
85 gramas de rebentos de soja
3 malaguetas
50 gramas de couve chinesa
20 gramas de gafanhotos
Molho tailandês de peixe
Dois dentes de alho fatiados

Aqueça o óleo numa frigideira ou wok, em lume forte. Junte as cebolas em rodelas finas até amaciarem. Junte o resto dos vegetais e os gafanhotos e frite até que estejam cozinhados, mexendo sempre. Junte o molho de peixe e o alho fatiado. Mexa durante mais um pouco e tempere com sal e pimenta. Sirva de imediato.

Quando experimentarem,avisem.










2 Comentários:

Marta disse...

Bolas, no dia que tiver de comer insectos bem que morro de fome :P

Odin disse...

Os insectos são a pior espécies de bichos deste planeta em termos de nojo.
Tb não comeria, não sei se morria à fome, mas tinha de pedir a alguem para triturar tudo e não me dizer o que era.

Com tecnologia do Blogger.