domingo, setembro 26, 2010

, ,

Jacques Cousteau 100 anos de Nascimento

Jacques-Yves Cousteau (Saint André de Cubzac, 11 de Junho de 1910 — Paris, 25 de Junho de 1997) foi um oficial da marinha francesa, oceanógrafo mundialmente conhecido por suas viagens de pesquisa, a bordo do Calypso.
Jacques Cousteau morreu aos 87 anos, depois de uma vida inteira dedicada à exploração subaquática de mares e rios.

Cousteau foi um dos inventores, juntamente com Émile Gagnan, do aqualung, o equipamento de mergulho autônomo que substituiu os pesados escafandros, e também participou como piloto de testes da criação de aparelhos de ultra-som para levantamentos geológicos do relevo submarino e de equipamentos fotocinematográficos para trabalhos em grandes profundidades.
Jacques Cousteau consquistou o Oscar em 1956 com o documentário O mundo silencioso, filmado no Mediterrâneo e no Mar Vermelho. No total, foram quatro longas-metragens e setenta documentários para a televisão.

Mais do que uma data a assinalar, o centenário do nascimento de Jacques Cousteau significa hoje uma oportunidade de alertar o mundo para a necessidade de preservação das espécies marinhas que resistiram - e de regeneração das que se perderam.
Esta seria a principal mensagem que o "homem da boina vermelha" gostaria concerteza de ter deixado.

1 Comentários:

Marta disse...

Oh Shiver, não sabia que era um gajo preocupado com preservação das espécies...muito me contas.

Com tecnologia do Blogger.