quarta-feira, junho 22, 2011

, , , , ,

Viagem a Copenhaga


Nem sei por onde começar...... Copenhaga foi aquilo que estava á espera multiplicado por 1000.
Começando por falar nas pessoas,já me tinham avisado que são todas um pouco frias e que não costumam dar muita confiança quando percebem que és estrangeiro mas mesmo assim,sendo uma cidade cosmopolita com muitos turistas não me posso queixar da forma como me trataram.
É muito raro ver alguém a cumprimentar-se com beijos na cara,usam sempre o aperto de mão e quando muito,nos casos de grande amizade lá dão um abraço.
Nesta sociedade onde quase 70% dos casamentos acabam em divorcio e onde a mulher é a figura principal a nível social: São todas super independentes,são elas que na maioria dos casos sustentam a família e o homem cuida dos filhos. 
É bastante normal ver nos restaurantes e nos bares grupos enormes de mulheres (oh meu Deus :P ) e muito poucos grupos de homens.
Sem me alongar muito e relativamente ao sexo feminino,posso dizer sem margem para dúvidas e apesar da beleza ser sempre uma questão de gosto,que me cruzei com as mais lindas mulheres que já vi na vida.O gene da beleza,sem desprimor para Portugal,foi mesmo quase todo para estes nórdicos,incluindo suecos e noruegueses.
Todos os habitantes tem um sentido de estilo muito apurado,tantos eles como elas,com roupas simples e confortáveis durante o dia e mais produzidos quando saem á noite para os bares e discotecas.




Não fiz muita vida de turista.Fiquei em casa de um amigo português que já la vive á 2 anos,chef num restaurante de sushi.
Confesso que não passei os dias enfiados em museus e a correr todos os monumentos da cidade,preferi viver esta semana como se fosse um habitante da cidade.
A semana foi passada em duas rodas,a conhecer a cidade de bicicleta,tal como faz 90% da população e não estou a exagerar.
Dos 8 aos 80 anos,toda a gente anda de bicicleta.Em Copenhaga a bicicleta é rei,todas as ruas tem uma faixa para bicicletas,estas tem prioridade no transito sobre todos os outros veículos,semáforos próprios e varios locais para estacionamento.
Quem anda de carro é visto com algum desdém,como se estivesse a estragar o excelente e limpo ambiente da cidade.



Disseram-me horrores do inverno de Copenhaga,são quase 6 meses de muito frio,chuva e neve,com 4 horas de luz do sol e o resto é noite.
No meu caso,como fui no inicio do verão passou-se exactamente o contrario,com muita estranheza para mim:era de dia até perto das 23.00h,ficava noite durante cerca de 4 horas e a partir das 03.30h da manha começava a nascer o dia.
Como tem um inverno terrível,estes dinamarqueses,assim que vem o sol,vem todos para a rua,ocupam os magníficos jardins que existem por todo o lado,as esplanadas,a zona da beira mar,etc.A cidade enche-se de gente,sempre com garrafas e latas de cerveja carlsberg ou tuborg na mão,garrafas de vinho e até champanhe.


 


O custo de vida é caro para a nossa carteira,mas os salários acompanham estes preços,o salário mínimo anda á volta dos 1600€.
Posso dizer que numa noite de jantar e copos facilmente se gasta cerca de 100€,uma cerveja custa á volta de 6€ as mais baratas.
 



Em todo o lado se vê jovens mães com os seus bebés nos seus carrinhos todos xpto.Disseram-me que os incentivos que o governo dá á natalidade são qualquer coisa de extraordinário.Dão subsídios á nascença,dão depois para estudar,para comprar casa,etc.
Tirando o frio do inverno que causa depressões e uma elevada taxa de suicídio,como em toda a Europa do norte,a vida corre bem a estes dinamarqueses.
Tudo o mundo sabe falar inglês,ate os miúdos pequenos,porque meus amigos,falar,ouvir e ler dinamarquês é tarefa impossível: Tem mais de 8 vogais,não falam como escrevem e ouvi-los a falar é o mesmo que ouvir um chinês para mim.
Os portugueses que la vivem há mais de 3 anos apenas arranham levemente a língua e faz muita confusão porque nada é igual ao português.
Vejam alguns exemplos:

Sim = Ja 
Não = Nej 
Obrigado (m), Obrigada (f) = Tak 
Muito obrigado(a) = Mange tak 
De nada = Velbekomme 
Por favor = Vær så venlig 
Desculpe-me, Com licença = Undskyld 
Olá, Oi = Goddag 

 



Teria muito mais para falar mas este post já vai longo de mais.
Visitem se puderem,vale a pena mais que não seja para chegarem á triste conclusão que em termos de condições de vida,oportunidades de trabalho e ajudas sociais,desenvolvimento urbano e de transportes,entre outras coisas que não vi,deveremos estar perto de 30 anos atrasados em relação a estes senhores.
Gosto do meu país obviamente mas há verdades que são indesmentíveis e esta é uma delas.
Pode ser que um dia cheguemos lá :)

65 Comentários:

Pat disse...

Welcome back Shiver :) kiss*

Shiver disse...

Olá Pat,obrigado.

Beijinhos para ti tb ;)***

Rosie disse...

Shiveeerrrrrrrr :) Voltas-te! Que bom :) Já tinha saudades tuas, tenho que admitir que a blogosfera sem ti não é a mesma coisa :)
Adorei ler o teu post! Deixas-te com uma vontade enorme de conhecer. Muitas das coisas que escreves-te, passavam.me completamente ao lado, não fazia ideia!
Acredito que tenha sido uma experiência única :)

Shiver disse...

Tb me lembrei bastante de voçes,principalmente de ti Rosie,ias-te passar com a roupa delas,muitos vestidinhos,muitas sabrinas,gabardines,etc.
Nem vi quase gorditas,toda a gente faz exercicio,jogging e muita bicicleta.

É um mundo completamente á parte do nosso,vale mesmo a pena visitar.

beijocas :)

Ritinha disse...

Quanto à beleza dos nórdicos, só posso dizer que concordo em absoluto contigo :D
E viver num daqueles países é um sonho... pelo menos durante os 6 meses em que o dia é maior que a noite :P
Adoro os países nórdicos e, apesar de gostar muito de Portugal, tal como tu acho que eles a nível de desenvolvimento estão muito à frente.

Bem-vindo de volta :D
beijinhos

Be

Shiver disse...

nao precisavas de concordar ritinha,eu viiiiii e não me esqueço tão cedo :P

sim pk viver la de inverno dizem que é muito dificil.
quase 20 graus negativos nos meses piores deve ser duro.

obrigado ritinha,beijos para ti tb :)

Ana disse...

Oh para mim aqui com um mega sorriso só para ti, Shiver :) Obrigada! Beijo grande e... mais uma vez... welcome back ;) *

- Dii - disse...

Ohhh!! Como já disseste eu ainda sou pequenina mas tenho um apetite voraz de viajar muahah XD Adorava lá ir *.* Fiquei fascinada pelo espírito dos Belgas e Holandeses quando lá estive e agora ainda me deste mais vontade de continuar a subir pela europa ;P

Shiver disse...

ÉS linda Ana :D

sempre que te remeteres ao silencio,vou atras de ti e faço-te falar ;)

beijinhos grandes :P

Shiver disse...

Belo apetite esse diana,tb tenho ;)

se puderes ir aconselho mesmo,vais gostar :)

beijinhos

B. disse...

parece absolutamente extraordinário, e do modo que o descreveste dá imensa vontade de ir dar lá um pulinho!
gosto principalmente da parte das bicicletas, já que neste país quem se faz deslocar numa é olhado como quem não teve capacidades para tirar a carta ou ter um carro.

O meu reflexo disse...

Ainda bem que gostaste!!! Um dia chegaremos lá, quando a mentalidade dos portugueses mudar!!!

Benedita disse...

Estou deslumbrada! verdadeira civilização!
Tenho tantos destinos eleitos, mas no dia que for possível começar a desbravá-los, creio que começarei por Copenhaga!!!
Obrigada por partilhares Shiver!
Bjs

Shiver disse...

B. é mesmo extraordinario.
ja conheço outros paises da europa mas nao tem nada a ver.

estamos mesmo anos luz atras.

boas ferias again ;)

Shiver disse...

Gostei mesmo muito.
Mas acho que nem daqui a 30 anos chegamos la,pode ser que me engane,tomara que sim....


jokas

Shiver disse...

Benedita la as mulheres sao as rainhas,mesmo.
Ias gostar de certeza ;)

beijinhos

S' disse...

sempre de cerveja na mão? Foste mesmo para o sítio certo óh homem-que-bebe-tequila-e-depois-vai-comentar-o-meu-blog xD

Agora a sério, é daquelas cidades que eu não dava nada por ela... mas fiquei muito curiosa. Parece-me interessante. Sobretudo a parte da mulher mandar e o homem tomar conta da casa :D

Shiver disse...

Por acaso fui mesmo s´ ;)

eu gosto de comentar blogs quando estou "quentinho",sai sempre asneira ams também muitas verdades,a lingua esta mais solta hihihihih.

pois essa parte da mulher mandar na sociedade eu sabia que voçes iam gostar.
Mesmo nos bares é sempre a mulher que se dirige aos homens e nao o contrario,muito diferente mas muito interessante ;)

Almofada disse...

Ainda bem que gostaste das férias! :) Estás de volta! É o que importa! Portugal (país) até não é mau... as pessoas é que não conseguem desenvolver!
Beijinhos **

Shiver disse...

Ola almofada,tas fofinha? ;)

pois,o mesmo país mas com as pessoas certas ia ao sitio :D

beijos****

Almofada disse...

Eu sou fofinha!! :D ehehe
Mas para não variar estou cheia de sono...lol Trabalhar cansa, sabias? :p

As pessoas portuguesas, no geral, não conhecem a palavra "evolução" :)

Shiver disse...

Num sei :P

tou de ferias mas trabalho,sei que cansa :D

pois tens razão.

nao tens o feriadinho,vais trabalhar?

Almofada disse...

Não trabalho amanha mas mesmo assim, há quarto para arrumar, roupa para por a lavar, ajudar a mãe, organizar material para os exames da universidade... Ufaaah! Uma série de coisas que fazem com que o feriado não seja um dia de descanso!
Queres vir dar aqui uma ajudinha? :) Podias começar por aspirar e passar a ferro aqui umas roupinhas que já estão a acumular!! ;)

Shiver disse...

Tadinha :P

pede ao namorado,aquele que te atura e muito ahahahaha

Almofada disse...

eheheh
o namorado trabalha amanhã... :(
nem dá para estar com ele nas minhas folgas! eu trabalho numa lojinha na cidade (fins de semana e feriados livres) e ele está no shopping onde todos os horários folgas e afins sao rotativos...
Enfim...
Deixa que eu arrumo sozinha! :P não me custa muito :) e eu gosto de manter limpo aquilo que é meu ;)

Maria Caetano disse...

Copenhaga é lindo!!
Estive lá ha dois anos e adorei! Houve coisas que me marcaram mesmo, e não, não foram museus nem monumentos. Foi mais o facto de ser uma cidade super civilizada, não me lembro de ver lixo nas ruas, achei imensa piada ao facto das bicicletas ficarem lá todas "ao monte" e era incrivel como eles sabiam sempre qual era a sua (: e achei espantso o facto de todaa a gente saber falar inglês, lembro.me eprfeitamente de pedir informaçoes tanto ao lixeiro como a um estudante e ambos me respondiam perfeitamente bem. É incrivel, quero mesmo lá voltar :D

Shiver disse...

Tal e qual a tua descrição.
Tambem me pareçe que mais cedo ou mais tarde volto lá :D

jokas

Gypsy disse...

Shiverrr fofinhooooo.. Já tinha tantas saudades tuass!
Deve ter sido uma coisa assim do outro mundo... Pena que não me levaste na mala.. Eu até sou pequena.. Cabia na perfeição! =P
Mas o importante é que te divertiste! Em relação às minhas novidades temos mesmo muito que falar..

Shiver disse...

Eu também :)
A mala ia cheia de roupa,la não estava o calor de cá,acho que não ias caber ;)

fofocas,venham elas :P

beijos

S' disse...

aposto que nenhuma mulher foi ter contigo no bar :x 'tadinho

Shiver disse...

Parece-me que gostas de perder apostas S´.......

o guardador disse...

Muito boa a reportagem da viagem :) já estou com vontade de apanhar o avião e zarpar! Abraço

Shiver disse...

Guardador pensa bem antes de ires.

Acho que ja nao voltavas ahahaha
Alem disso vou ficar com traumas e marcas profundas para sempre,depois desta viagem nunca mais serei o mesmo lol ;P

Abraço

Ana disse...

È mesmo extraordinário!
Beijinhos

Shiver disse...

Olá Ana,bem vinda :)

sim,realmente é/foi :D

beijos e obrigado pela visita**

May Pacheco disse...

adorei as fotos,eu concordo quando diz que o gene da beleza esta por estas bandas, sabe eu acho linda a beleza fria que tem os europeu, digo fria no sentido de com pouca melanina, a pela branca, pálida as vezes e os olhos claros, e a postura de país com inverno rigoroso. Aqui no Brasil, também tem mulheres e homens lindíssimos, mas a beleza acaba virando vulgaridade as vezes, tipico de país tropical. Adorei o post, e tenho uma maxi inveja de você por ir ver a debbie hehe... adoraria fazer isso, mas por cá? não, acho q eles não virão para o Brasil não. bjs

estrela disse...

Adorei as fotos, obrigada por partilhares! Pelos vistos aproveitaste bem, esta cidade fez-me lembrar Amesterdão por causa das bicicletas, das pessoas sempre na rua, engraçado como as mulheres são poderosas nessa cidade!!De certeza que tiraste esses óculos de gato para poderes apreciar melhor as belas gatas!!!Há mais fotos?

Shiver disse...

Oi May,por acaso falei lá com uma americana que me disse exactamente isso que tu disseste sobre a beleza europeia.
Mas la tb se torna vulgar para eles porque são quase todos iguais.

Confesso que vou pelos coldplay,mas ver um icone com a debbie harrie é sempre um bonus ;)

beijinhos

Shiver disse...

Sim estrela tem parecenças com amsterdão mesmo.
Os oculos de sol por acaso parti-os logo no aeroporto á ida para lá ehehehe,por isso vi tudo muito bem,gatas,gatinhas,gatonas ;)

estrela tirei perto de 600 fotos,quase dois gigas mas não posso por todas aqui né :P

beijos

Things disse...

Andaste a conhecer algo que anda não vi.
Fizeste bem arejar e conhecer novas culturas e experimentar outros sabores.
A vida são dois dias é a que aproveita-lo bem:)
beijo

Shiver disse...

O espírito é mesmo esse ;)

Já estou a pensar na proxima :)

beijos e obrigado pela visita***

Hugo Nofx disse...

Óptimo post! Gostei muito da tua descrição. É outro mundo, sem dúvida! Bom regresso à nossa vidinha.
Abraço.

Shiver disse...

O regresso á nossa realidade é duro hugo,muito duro,é como estar a sonhar e cair da cama ;)

Abraço

abspinola disse...

Adorei adorei adorei...
Copenhaga talvez um dia... esta na lista...
As fotos falam por si o resto podemos sempre imaginar como se vive e como eles lidam diariamente com a vida.
É outro País e outra cultura, não tem nada a ver conosco... e como disseste e bem a nossa evolução vai demorar e muito ate chegar ao nivel que eles vivem...
Sem dizer que os Paises Nordicos são considerados os melhores a nível económico da Europa. O ordenado nem se fala, as condições de Natalidade são outra coisa, aqui ate 11, 24 tiram... eu adoro a nossa terra é linda e maravilhosa, mas a nivel social estamos muito atrasados...
Eu recordo da viagem a Alemanha que povo mais civilizado e cumpridor em todo o nivel... Super atenciosos, super afaveis...e dizem que são frios... nao tenho isso em mente.
Mulheres... ok deixo esse assunto para vós Homens... claro que tenho a minha opiniao são LINDAS.... eu ao lado delas sou uma formiga pequenina hehehe...

Bom Post... gostei...

Bjs bom FDS

Shiver disse...

Por acaso antes de me decidir por copenhaga,Berlim tambem esteve em cima da mesa,quero muito ir la,fica para a proxima.

olha que também conheço umas formiguinhas pequeninas bem giras ;)

beijinhos,bom fds para ti tb :D

Marta disse...

:) Muito fixe este teu post.
Ainda agora vim de férias e já me apetece ir embora outra vez...

Olha lá, vais ao Optimus?

Amanhã já estou a bulir :(

Shiver disse...

Espero que as ferias tenham sido boas,quase tao boas como as minhas :p

ja te tinha dito que sim,mas vou só ao 1º dia pk o dinheiro nao estica e o superbock é logo na semana seguinte.

ainda bem que o dizes,amanha ou terça passo por la,tenho que te pedir uma cena ;)

jokas

vanessa disse...

obrigada mesmo pelo que mandaste! já tinha ouvido esta mistura mas não tinha visto o vídeo.adorei :)

R. disse...

Arranjei um bocadinho do meu TEMPO para te desejar as boas vindas. Gostei do post, especialmente da forme como descreves o que te ficou na memória... quase me transportavas para lá.
Foi bom saber que foi uma viagem que te deu o que querias. Benvido. Vêmo-nos no spot do costume :)

Shiver disse...

De nada vanessa,boa musica é para ser partilhada :)

Shiver disse...

Ahahahahah R. tinhas que mandar a boca ;)

estou de ferias ainda mas amanha devo fazer uma visita ao spot do costume,tenho que ir falar com a chefe :)

R. disse...

É :) Mas, Mange tak pelo comment :)
Sabes a que horas deves passar no spot... ainda te devo umas cerejas :)

Shiver disse...

Lol,de nada :)

Horas não posso prometer mas será no final da tarde provavelmente.

Pensando com a Arte disse...

demorou mas consegui ler um bocadinho* ^
está parte chamou-me a atenção em especial "É muito raro ver alguém a cumprimentar-se com beijos na cara,usam sempre o aperto de mão e quando muito,nos casos de grande amizade lá dão um abraço."

Shiver disse...

Podes imaginar como isso causa alguma estranheza a um português,povo beijoqueiro hahahaha.

bem vinda e obrigado pela visita*

Margarida disse...

Deixaste-me com vontade de visitar... :).

Sei que venho já um pouco atrasada, mas... bem-vindo! :)


Beijinho

Shiver disse...

Aconselho mesmo Margarida,se puderes vai.

nunca é tarde para deixar um hello ;)

beijos

Beu, a Ruiva. disse...

Shiver,
pelas fotos acheio o máximo e muito parecido com Amsterdão.
Jokas.

Shiver disse...

Sim Beu,é parecido mas tem menos turistas.
De resto o espirito é muito parecido.

Visita um dia se puderes,vais gostar :)

Noir disse...

ahahah comentários não é propriamente o que te falta. Eu ia dizer algo não tive é tempo. ;)

Em relação ao post: Adorava ir a Copenhaga, mas ainda há uns outros destinos que estão em 1º lugar na lista. Era tão bom que também tivéssemos tantas condições para andar de bicicleta. Estava na esperança que tivesses comentado acerca da beleza dos homens ahah

Shiver disse...

A questão não é essa Noir,quando se chega á "casa" de alguem e se entra diz-se bom dia hahahaha

Eu tb tenho outros destinos claro mas como neste nao paguei casa nem hotel resolvi aproveitar.
Era lindo mesmo Noir,nem imaginas a qualidade do ar que se respira.

Bem a beleza dos homens.....para ja estavam em minoria,depois estive tao ocupado a olhar para elas que eles passaram despercebidos lol.
Mas eram todos altos,a maioria louros,bem vestidos,com aquele ar de betinhos mas com estilo,mas pareceu-me que elas nao gostavam muito deles,nao percebi pk.

Noir disse...

LOL ok ok.

Pois eu já calculava que os olhos andassem por outras paisagens. ahah Se calhar querem ver um pouco mais de diversidade.

Pois eu tenho pessoas nos outros países. Quando chegar a Copenhaga já estou a ver que vou ter que largar uma nota preta. Mas pronto, pelo que dizes a beleza do sitio deve ser mais do que suficiente para me fazer esquecer esse detalhe. :)

Shiver disse...

vou procurar nas fotos para ver se tenho algumas com dinamarqueses,se achar mostro-te ;)

sim a vida é muito cara mas o prazer tem quase sempre um custo :P

Pupa disse...

Que post fantástico. :) Foste contratado para fazer propaganda? :P

Fiquei bastante curiosa por ir lá.

Shiver disse...

sim pupa,foi uma agencia de viagens que me pagou a publicidade :P

vai la se puderes,ias gostar.

beijos desaparecida ;)***

Com tecnologia do Blogger.