sábado, novembro 05, 2011

, , , , , , ,

Pablo Neruda



Pablo Neruda,nascido Ricardo Eliecer Neftali Reyes Basoalto,foi um poeta e diplomata chileno e um dos maiores escritores de língua castelhana do século XX.
Na adolescência adoptou o pseudónimo Pablo Neruda (inspirado no escritor checo Jan Neruda),com o qual se tornou conhecido mundialmente,tendo-o usado durante toda a vida e que se viria a tornar o seu nome legal,após alteração civil.
Entre vários títulos e distinções foi-lhe atribuído em 1965 o titulo de Doutor Honoris Causa pela universidade de Oxford e em Outubro de 1971 o prémio Nobel da literatura.
Durante as eleições presidenciais do Chile nos anos 70, Neruda abriu mão de sua candidatura para que Salvador Allende vencesse, pois ambos eram marxistas e acreditavam numa América Latina mais livre e justa.
Faleceu em em 1973 de cancro mas Isabel Allende,no seu livro "Paula" diz que Neruda morreu de tristeza , ao ver dissolvido o governo de Allende.
Ficou também famoso pelo filme " Il Postino" ou "O carteiro de Pablo Neruda" que conta um capitulo da sua historia em Isla Negra,Chile.

Fica aqui um vídeo de um poema seu chamado " me gustas quando callas",que gosto muito.




25 Comentários:

Hugo Nofx disse...

Gosto muito muito muito do Neruda! E gosto do filme que referiste.
É bom recordar pessoas assim, ainda para mais nos tempos que vivemos.
abraço.

Kate disse...

Adorei :))))) mesmo muito!!!***

Pensando com a Arte disse...

Adorei este post, shiver!! :o
Muito pouco ouvi falar dele, mas adorei!!

E ja consegui, foi a outro e cosegui escrever (:

Abraço,
Pensando com Arte.

Pensando com a Arte disse...

Estou a ver que sim, e tem que ser assim pois o inverno pode ser o mais rigoroso , mas por outro lado e quando as pessoas se tornam mais delicadas, talvez ... s:


Abraco,
pensando com arte

'Mimi disse...

Gosto tanto :)
Sobretudo os originais :) a tradução tira um bocado da magia

Shiver disse...

é verdade Hugo,ja nao se fazem muitos como este :)

Abraço

Shiver disse...

Kate ainda bem.

Beijos para londres ;)***

Shiver disse...

Pensando com arte,se nao conheçes bem neruda pesquisa,vais gostar :)***

Shiver disse...

Foi por isso que pus o video na ligua materna dele Mimi ;)

Beijos***

Leonor Carboila disse...

Adorei o teu post(: Não conhecia o Neruda, e acho fantástico que as pessoas usem os blogs como meios culturais!

Rosie disse...

Eu bem digo, Shiver sempre a apostar na cultura! :) Acho muito bem.

Ainda não vi o filme mas se já estava curiosa, agora que foi aconselhado por ti, ainda estou mais!

S' disse...

Adoro aprender contigo oh Shiver :)

Shiver disse...

Olá Leonor.um bocadinho de cultura de vez em quando só faz é bem ;)*

Shiver disse...

Rosie o filme é muito giro,é um pouco parado mas tem dialogos e paisagens muito bonitas :)*

Shiver disse...

Ainda bem oh S´:P*

Marta disse...

Me gusta mucho ;)

Ritinha disse...

Esse senhor tem poemas lindos *.*
Já ouvi falar muito bem do filme "O Carteiro de Pablo Neruda". Tenho que o ver :D

Beijinho

Bianca disse...

Olá, obrigada pelo comentário. Vim visitar o teu espaço e me gusta ;)
Beijo

Shiver disse...

Gracias Martita ;P

Shiver disse...

Ve e depois diz-me o que achaste Ritinha :)***

Shiver disse...

De nada Bianca,tens o meu voto :P

Muito obrigado pela visita,bem vinda e aparece quando quiseres ;)

Bjs*

estrela disse...

O nosso Shiver contribui para a nossa cultura geral o que é muito bom!
Havias coisas que não sabia, gostei de aprender!!!aliás cada dia gosto mais de aprender coisas...
obrigada!
bjs

Beu, a Ruiva. disse...

Shiverzinhooo, o menino é tão culto :P**
Adoro o carteiro de Pablo Neruda.
Beijinho

Shiver disse...

hahahaha estrela,nada disso,nao quero ensinar nada a ninguem,so mostro coisas que gosto ;)*

Shiver disse...

beu o proximo premio nobel é meu :P

jokas***

Com tecnologia do Blogger.