segunda-feira, setembro 16, 2013

, , , , , , ,

Short Message Service

 



As mensagens escritas são lixadas.

O finlandês que as inventou em meados dos anos 80 pretendia apenas usa-las como ferramenta auxiliar de trabalho.
Mal sabia ele o "monstro" que sem querer estava a criar.
Hoje em dia são a forma de comunicação por dados mais utilizada no mundo sendo partilhada por vários biliões de pessoas por esse mundo fora.
A sua utilidade actual é indesmentível e toda a gente já se questionou como foi possível viver sem elas antigamente.

As mensagens escritas são lixadas por vários motivos.
Primeiro porque desaparece sempre um pouco da "humanidade" na comunicação, os sentimentos, o conteúdo e o tom perdem-se muitas vezes nas autoestradas da informação.
Por muitos emotes que se use o risco de ser mal interpretado com eventuais prejuízos ou mal entendidos para ambas as partes é uma presença constante neste nosso acto diário.
Em segundo lugar a distancia entre os intervenientes e em alguns casos o anonimato que proporcionam geram muitas vezes enganos e mentiras o que torna a coisa uma fonte de possível informação credível mas de conteúdo duvidoso.
Uma universidade nos Estados Unidos chegou á conclusão que um cidadão comum tem capacidade para detectar até 54% das mentiras se estiver cara a cara com a pessoa, através das expressões faciais e do tom de voz. Mas escondidos por trás de uma máquina, a vida fica mais fácil para o mentiroso e mais difícil para a vitima.
Ao mesmo tempo perceberam também que uma mensagem "mentirosa" demora mais 10 % de tempo a ser escrita e logo respondida mas mesmo isto não serve como garantia para saber se do outro lado a pessoa está a escrever a verdade verdadinha.
A verdade sai sempre mais espontânea que a mentira mas as sms não deixam de ser uma forma mais simples de muita vezes se dizer algumas coisas que não se tem coragem de dizer olhos nos olhos ou quando a timidez de cada um nos impede de ser mais atrevidos, audazes e directos nos diálogos em carne e osso.
Ás vezes parecem uma espécie de ping pong de letras e números que a sociedade utiliza em massa quando o contacto humano é de evitar ou é apenas fisicamente e geograficamente impossível.
Esta dependência pouco saudável faz com que muitas vezes olhemos para o telefone quando estamos á espera que o ecrã acenda e o telemóvel apite com o seu som característico.
Nesta era digital em que vivemos o estar conectável (ver post anterior) é quase obrigatório mesmo que isso acarrete a perversão e a tentação de enganar ou o risco de poder ser enganado.

Como no ping pong, a bola agora está desse lado e o meu telefone continua silencioso e ás escuras.
Espero que por pouco tempo.......


"Now it's three in the morning,
And I'm trying to change your mind,
Left you multiple missed calls
And to my message you reply.
Why'd you only call me when you're high?
High
Why'd you only call me when you're high?"

Arctic Monkeys - Why'd You Only Call Me When You're High?

15 Comentários:

lugar lotado disse...

saber esperar é uma virtude. Ainda que só para alguns ;)

Beijo my Shi

Almofada disse...

Acredito que as "sms" e toda a tecnologia vieram para aproximar as pessoas que estao longe umas das outras.

E é também uma forma de se expressar melhor quando a voz falha. (como é o meu caso...escrevo melhor do que falo)

Se tens alguem longe, liga, fala, envia sms, chama pelo skype mas nao desistas! Por vezes, a distancia nao é um obstaculo; as palavras (ou a ausencia delas) sim que podem sê-lo! ;)

Beijo e boa semana**

Marta disse...

Há quem diga que quem espera sempre alcança, mas digo-te eu, por experiência própria, que isso é tudo tretas! Se a resposta não chega em tempo útil, então é porque do outro lado, não existe o mesmo.

No entanto, espero que tu alcances :)

Sil disse...

Que não tenhas esperado muito!
Eu gosto de sms, envio e recebo muitas...
:)

Shiver disse...

Eu espero, paciencia é uma virtude que me assiste :)

Shiver disse...

Eu mando Almofada,por vezes a resposta não é a desejada mas eu mando :)

Shiver disse...

Concordo Marta e muitas vezes o silencio vale mais que mil palavras.

Shiver disse...

Sil ainda estou á espera hahahaha ;)

Ritinha disse...

Uso bastante as sms's porque são bem mais rápidas e fáceis de enviar. No entanto, continuo a prefirir uma boa conversa face-to-face ou, então, quando não há outra forma, uma chamada telefónica.

Shiver disse...

estamos todos viciados Ritinha ;)*

Filipa disse...

Eu sou uma viciada em SMS...://


Http://styleloveandsushi.blogspot.com

Shiver disse...

Eu gostava de saber é quem é que já disse umas mentirinhas por sms que nao diria cara a cara.

Mas os meus leitores não pegaram nessa parte do post,porque será? ;)

Almofada disse...

Ahahahaha

Pessoalmente, quando escrevo, consigo ser mais sincera do que quando falo cara a cara... :/

Acho que nunca menti por sms :) sou mesmo boa pessoa nao sou Shiver? :D eheheh :P

Shiver disse...

mentirosaaaaaaaaaaa :P

Almofada disse...

Ahahahahahha por acaso estou a falar a sério! Nunca minto quando escrevo!

Muito menos quando sao conversas interessantes... e privadas claro! ;)

(já quem me responde pode perfeitamente mentir e eu nem dou conta...)

Com tecnologia do Blogger.