sábado, março 01, 2014


Esta nova geração do fado tem-nos dado a conhecer excelentes fadistas mas também mulheres com uma mística e uma beleza á qual o fado não estava habituado.
Assim de repente lembro-me da Carminho, da Cuca Roseta, da Ana Moura e last but not least, da Gisela João.
Fico de queixo caído e de boca aberta a vê-la e a ouvi-la cantar.
Transmite ao mesmo tempo inocência e segurança, força e delicadeza.
Esta minhota de Barcelos que ouvia techno e frequentava festas de trance acabou a cantar o fado.
Nas palavras dela:

"A música está toda ligada, no fundo. O que me fez bem e o que trago comigo, que vem das minhas festas de eletrónica e trance, tem a ver com o ritmo. O ritmo que tenho dentro de mim, que ganhei. Eu canto e não consigo ter noção daquilo que faço. Para mim, é natural, abro a boca e canto. Com o tempo vou-me apercebendo que às vezes é bom parar para ver de onde vêm as coisas que fazemos, para nos situarmos. Ganho muito com o facto de consumir muito blues e jazz. Dá-me muito swing, e é preciso muito swing para cantar o fado."

 
 
A Gisela lançou o 2º álbum homónimo o ano passado e para quem não quer comprar ou sacar a edição da revista Blitz de Março traz um cd grátis com temas ao vivo e inéditos de estúdio.
Ótima oportunidade para ficar a conhecer ou ouvir mais desta artista e para aproximar o fado ás gerações mais novas.
É "nosso" e é muito bom.
Deixo um vídeo de um showcase datado de Novembro do ano passado e gravado na Fnac do Chiado que serve de amostra do trabalho e da qualidade da Gisela João.
Linda.

10 Comentários:

Duckman disse...

granda post! brutal!
fado é coisa que há com fartura lá pela tasca!

no meu casament, em 2006, tive a fadista Diamantina a cantar, com um guitarrista que "só" acompanha Carlos do Carmo

Imprópriaparaconsumo disse...

Obrigada pela partilha, muito bom. :)

Shiver disse...

E fado assim ainda é melhor :)

Shiver disse...

De nada ;)

Mark disse...

Ela é realmente muito talentosa. Gostei da referência à Ana Moura também. :)

Dora disse...

Eu vi a 1ª entrevista dela na tv, em Agosto e achei-a super simples.

Shiver disse...

Belas e talentosas Mark ;)

Shiver disse...

Aí é que está o encanto Dora :)

Rosie disse...

Grande post mesmo. Não conhecia mas adorei :) Obrigada!

Shiver disse...

A Gisela é de Barcelos nem está muito longe de ti rosie :)

Com tecnologia do Blogger.